segunda-feira, 25 de abril de 2016

Vida é o que acontece enquanto você faz planos. Então, relaxe! (artigo)


            Resumo: inspirado pela frase de John Lennon, qual é a relação entre vida e planos?

Sempre admirei os compositores, os grandes compositores. Como eles conseguem(iam?) colocar tanta informação, tanto significado, tanta profundidade, em tão poucas linhas? E ainda ter essas linhas encaixadas em uma melodia? É quase inacreditável! Sinto que a minha prolixidade jamais me permitirá chegar a tão alto ideal. Talvez por isso mesmo esteja eu aqui escrevendo este artigo imenso para comentar algo que o grande John Lennon conseguiu expressar com uma única frase.

Life is what happens to you while you’re busy making other plans
Vida é o que acontece com você enquanto você está ocupado fazendo outros planos
                                                                                                                    John Lennon

            Essa frase faz parte da música Beautiful Boy, que o ex-Beatle compôs para seu filho, Sean, e já foi citada e recitada vezes sem conta em filmes, em outras músicas e em artigos despretensiosos escritos para blogs ;). Mas o que essa frase quer dizer?
           
 A princípio, parece óbvio: não importa o quanto você planeje, o quanto você programe e antecipe, a vida não vai seguir os seus planos. A vida vai simplesmente seguir. A vida vai “acontecer” com você enquanto você se ocupa fazendo seus planos, não importa que planos sejam esses.
Algumas vezes os seus planos vão coincidir com os caminhos da vida e, nessa hora, você vai se iludir achando que está “vivendo”, vai achar que está no controle da sua própria história. Mas não, esse momento terá sido apenas mais uma das infinitas coincidências dessa existência que chamamos vida.
Na essência, a mensagem de Lennon para o filho é bem clara: relaxe! Não se ocupe demais fazendo planos! Fazer planos não é viver. A vida vai acontecer independentemente dos seus planos, e isso não é um problema. É assim que as coisas funcionam.
Quem poderia discordar? Quantas pessoas passam anos planejando algo que, no final das contas, não dá certo? Quantas vezes a vida nos levou para caminhos completamente distintos daqueles que havíamos planejado? A vida aconteceu, inexoravelmente; já os planos, algumas vezes sim, outras não, e seguimos vivendo. Lennon estava coberto de razão.

Mas essa seria a interpretação mais direta, mais óbvia para uma frase que possui muitas camadas. E você não está aqui apenas para ler aquilo que é óbvio! Acredito que há um segundo nível de entendimento para essa frase que muitas pessoas deixam passar, especialmente nesse início do século XXI.
Diz a frase: “vida é o que acontece com você enquanto você está ocupado fazendo outros planos”. Certo, mas, e se você não fizer plano algum? Nada, absolutamente nada! Se você se deixar levar completamente à deriva, sem rumo, sem propósito, ainda assim a vida vai “acontecer” com você? Basta não fazer nada para começar a “viver”? Foi isso que Lennon quis dizer?

A vida vai passar, não há dúvida quanto a isso. Já dizia Cazuza: “O tempo não para”. Mas o fato de a vida passar sem que você faça absolutamente nenhum plano significa que você a está vivendo? Não, infelizmente não.


Todos conhecemos exemplos do mal que é uma vida sem planos, sem direção. O mais comum  talvez seja o das pessoas que acabam de se aposentar e não sabem o que fazer da vida, não têm novos planos. Os recém aposentados costumam sofrer muito com o sentimento de inutilidade e de falta de propósito. Afinal, sem um objetivo sequer na vida, por mais simples que seja, pra quê viver? Existir apenas para acordar, comer e dormir para, no dia seguinte, repetir esse mesmo ciclo infinito e estéril? Isso é “viver”? Não, claro que não. Não admira que muitos aposentados entrem em depressão. Se nossa vida não tem rumo algum, enlouquecemos.

Para haver vida é preciso haver planos, mesmo que os planos da vida não sejam os nossos! 

Objetivos simples nos dão algo pelo quê levantar da cama todas as manhãs, já os objetivos impossíveis nos dão algo com o que sonhar todas as noites. Realizar não é essencial para viver. Lennon disse muito bem: a vida acontece enquanto fazemos planosAcredito que a verdade por trás daquela frase seja que a vida acontece quando aceitamos que os nossos planos podem não se concretizar, e não que, para haver vida, é preciso não haver planos. 
Sem comida podemos durar mais de uma semana, sem água, alguns dias, mas sem oxigênio a maioria de nós não resiste a mais do que dois ou três minutos. Combinando essa realidade física com a nossa realidade psicológica, acho seguro afirmar que nos mantemos vivos a partir dos movimentos rítmicos e constantes de inspirar, expirar e aspirar (a).
Quando nossos ancestrais ficaram de pé pela primeira vez, e viram a linha do horizonte, naquele momento, deixamos para trás nossa existência animal e começamos a viver. Nossa existência passou a depender da necessidade constante de alcançar aquele horizonte... e colonizamos o planeta. Nunca de fato alcançamos o horizonte, mas a vida não é sobre alcançar objetivos, é sobre seguir caminhando.
Como animais racionais que somos, precisamos de algo mais, de algo além de nossa mera existência para conseguir manter nossa sanidade em um mundo cada vez mais irracional. Por mais simples que seja o horizonte que buscamos, ainda temos a necessidade psicológica de tentar alcançá-lo. Do contrário, não estaríamos muito à frente do peixinho dourado dando voltas eternamente no aquário.

A vida é o que acontece com você enquanto você está ocupado fazendo outros planos. Então, relaxe, não dê importância demais aos planos e não se desespere se seus planos não se concretizarem. Não viva para fazer planos, faça seus planos e viva!



Nenhum comentário:

Postar um comentário